Crônica: Marcianos Invadem os Jornais

Marcianos Invadem os Jornais





Marcianos invadem as manchetes de jornais. Ops, peraí,   na realidade uma sonda espacial encontrou água salgada em Marte.  Espera mais um pouco, ainda tem gente duvidando que o homem foi para Lua. Escuto alguns boatos de outros tantos, dizendo que estamos caminhando rumo a extinção.

Espere caro leitor, aqui são meros devaneios soltos no papel. Em plena segunda-feira nos damos conta que existe água  em outro planeta, ramificações de rios, mare e seja mais o que for. Pode, poderá ou poderia ali existir uma civilização. Pode ser que ali existiu fortes, cidades,  paz, guerra e já mais o que for.  De repente nos damos conta que a nossa onipotência em nos acharmos os donos do universo, os únicos seres em meio a esta enorme vastidão que nos cerca. Caímos para trás, um tanto chocados ao nos deparar com o que sempre pareceu um tanto inevitável.  Não somos os únicos a habitar este universo, se existe água em outros lugares, bem possível que ali houve  histórias,  experiência e quem sabe até casos de amor.

Fico aqui me perguntando se a escassez de alguns recursos naturais por ali, se deu da mesma forma que aqui. Afinal consumimos de forma desenfreada recursos naturais, mentais e até mesmo surreais. Queremos tudo, queremos agora e pouco sabemos lidar com frustrações. Somos fruto do imediatismo, do capitalismo, quem pensar contra é dado como comunista.  Sem querer me deter em politica, quero pegar uma raiz filosófica.  Será que não podemos pegar o exemplo de Marte  para repensarmos o nosso planeta Terra? Queria tanto que os meios de comunicação transformasse essa descoberta em algo produtivo, como o quanto devemos preservar e zelar pelos nossos recursos naturais. Mas parece tão démodé esses assuntos de preservação ambiental afinal partiram do principio que podemos usar a vontade e na quantidade que bem entendemos. Pouco ligamos para o futuro, para as gerações que irã por vir.

Acredito que os Marcianos inflaram seus egos com ar. Acabaram por esgotar os seus recursos, o que se nota agora são apenas alguns esboços do que já fora. Pode ser que ali habitaram uma civilização evoluída, culta e estruturada como nós aqui humanos.  E por algum motivo os marcianos deixaram de ser marcianos assim como os humanos estão deixando de serem humanos. Para você que me lê pode parecer sem sentido, mas pare e pense um pouco. A descoberta de Marte não pode se aplicar a Terra? De que forma estamos usando os  nossos recursos? Que estratégias preventivas estamos de fato pondo em prática? Será mesmo que cada uma faz a sua parte?


Seja por um motivo ou por todos os motivos do mundo, recebemos um sinal de alerta. Algo distante de nós, mas em muitos aspecto semelhante já foi algo maior e melhor. Por alguma razão, algo saiu do controle e fugiu da órbita.  Ao invés de nos preocuparmos apenas em descobrir se existe vida em outros lugares, talvez devamos nos questionar se existe solução para nossas desumanidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário