Segunda Leitura de Março: Deixe a Neve Cair

Deixe a Neve Cair


Deixe a Neve Cair
de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle,
editora Rocco
.
Peguei este livro por acaso, admito que  não curto John Green, apesar de ter lido todos os seus livros.  Mas resolvi dar uma chance para Deixe a Neve Cair que une três autores, cada um escreve um conto  que compõem histórias que se interligam.
O cenário é natalino, então aguarde por nevascas e climas festivos. Também aguarde por tramas adolescentes recheadas de romances, discussões, confusões e diversões.  O li em um dia, as histórias são simples, porém bem cativantes. Me lembrei da época em que fui adolescente, do meu primeiro amor e do quanto é complicado passar imune as festividades natalinas sem que isso não nos remeta climas familiares e algumas confusões.  Recomendo o livro se você está em busca de algo leve para passar o tempo e se deliciar pelas emoções espontâneas que parecem saltitar para fora do livro. Vou falar um pouquinho de cada conto da ordem do qual gostei mais até o que não curti muito.

O Santo Padroeiro dos Porcos de  Lauren Myracle:  o título pode soar excêntrico, mas é encantador e acima de tudo autêntico. A protagonista deste conto é Adie, uma adolescente  como tantas outras que doses de impulsividade, mete os pés pelas mãos, atrapalhada por natureza, mas tem um coração repleto de boas intenções. É época de natal e ela precisa estar cedinho no seu trabalho na cafeteria Starbuks, mas está desanimada e deprimida demais que quase ficamos com raiva dela pois parece ser tão arrogante e centrada em si mesma, mas a gente se identifica com aqueles períodos da vida que estamos tão submersos em nossas mágoas e em nossas fossas que parecemos incapazes de enxergar o mundo ao nosso redor. O motivo por ela estar deprimida é o término com seu relacionamento com Jeb, o garoto mais incrível pelo qual ela se apaixonou de cara e depois de sua partida todos os lugares parecem lembrar ele. Por mais que  saiba que seja a culpada pelo fim do relacionamento, sente desesperadamente que precisa de uma solução para sua tristeza.   Durante a sua jornada de trabalho havia prometido buscar o animal de estimação de uma de suas melhores amigas, um porquinho da índia super fofo. Vale a pena ler o que o porco tem haver com a mudança de perspectivas da vida de Adie, que forma ela se tornou alguém melhor após os acontecimentos e de que forma somos afetados pelos acasos de nossas existência.  Este conto ganhou o meu coração por ser honesto,  ter um dialogo franco a respeito de nossa existência e de forma as “coincidências” da vida podem mudar o nosso destino.
O Expresso Jubileu de Maureen Johson: sim a protagonista deste conto tem o nome Jubileu como uma sobremesa típica natalina que leva cerejas. A sua vida parecia ser calma e até mesmo perfeita antes que as coisas saíssem do controle em pleno natal. Os seus pais acabam por arranjar uma confusão em uma liquidação natalina, acabam por serem presos.  Jubileu deve ir de trem passar as festas com seus avós que moram na Flórida, mas o trem passa por uma das piores nevascas das últimas décadas, acaba por ficar emperrado nos trilhos, a única saída é tentar encontrar um lugar quente e confortável da qual possa passar melhores momentos. Atravessa a rodovia e avista uma casa de wafles, lá conhece um menino chamado Stuart que parece ser totalmente honesto e franco em relação a tudo, inclusive em dar opiniões a respeito do namoro entre Jubileu e Nat que parecia perfeito até ela começar a se dar conta de algumas lacunas que existem os dois. O que vai acontecer? Será que Jubileu irá apenas passar o natal acolhida pela família de um completo estranho ou será que algo mais está para acontecer?  Vale a pena ler este conto, ou melhor devorá-lo.
O Milagre da Torcida de Natal de John Green;apresenta Tobin, JP e Duke, um trio de amigos disposto a tudo por um pouco de diversão. Ou, pelo menos, os rapazes estão, já que, enquanto os meninos pensam nas líderes de torcida, Duke está mais interessada em batatas fritas. Basicamente acompanhamos uma saga para chegar à lanchonete, dirigindo e caminhando no meio da neve pesada, enquanto tentam sobreviver aos outros valentões que têm o mesmo objetivo. E, claro, a descoberta de sentimentos inesperados. John Green me decepcionou novamente, esperava mais sentimentos, mais tramas e menos aventura. Mas vale a pena ler o livro pelos dois outros contos citados acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário