Diários de Bluu: Cuidar de Si



Cuidar de Si


Ontem ouvi  de alguém que gosta de estar acompanhado pela garota que escolheu. Se acostumou com a presença dela pelo apartamento.  Conversas de madrugada. Mensagens trocadas durante o dia. A intimidade que foi surgindo aos poucos.  Confortável estar ao lado de alguém, mas com o tempo a gente se acostuma a ficar sozinho. 

Fiquei o dia todo pensando naquilo.  Nos acostumamos com a gente mesmo. Não é que ele não curta a menina que está  ao lado dele.  Pelo contrário a preza demais. Mas não ao ponto de abandonar sua liberdade. Abrir mão da sua solidão. Nem deixar de lado a privacidade. Muita gente confunde estar em um relacionamento com posse.Ninguém pertence a ninguém.  Não existe isso de territorialidade, o outro é uma pessoa inteira, composta por uma história, manias, dilemas, defeitos e qualidades. Se ela por acaso esbarrou com você é porque do outro lado aí, há alguém exatamente assim. Ao investir em alguém,  dispendemos tempo. Muitas vezes caímos no mesmo dilema de nos sentirmos presos ou obrigados a ficar ao lado da pessoa a maior quantidade de horas possível; O que tem de errado? Nada., desde que você não se despersonalize.

Muita prova de amor se dar conta da própria existência sem o outro. Saudável  cultivar os próprios hábitos. Esporte. Hobby.  Paixão por videogame. Vício em novela. Seja o que você gosta de fazer sozinho não sabote  pela chegada do outro.  Ao contrário investigue o que esta nova pessoa gosta de fazer.  Pense além disso,   cultive momentos solitários estando no mesmo ambiente. Ele pode dedicar um tempo para escrever ou compor, enquanto ela  fica assistindo uma maratona de séries. O perigo é abandonar a si mesmo e passar a viver a vida do outro. Uma hora ou outra você sentirá falta da sua  vida de solteiro.  Alguns pequenos prazeres de estar sozinho são necessários. Poder ficar de pijama o dia todo  com o celular desligado e não dar nenhuma explicação. Poder trocar o almoço por um pote de  batata frita quando sentir vontade. Dar voltas pelas lojas, livrarias, tomar quantos expressos se sentir a vontade ou ir no cinema e assistir o filme que quiser. Pequenos prazeres de quem se acostumou consigo mesmo. Claro que dá para continuar fazendo isso se houver respeito,  comunicação e empatia. O bacana é que cada um possa eleger um dia da semana para ficar fazendo o que bem entender. Com isso, largue a paranoia. Se você realmente  confia não há problema em deixar o outro ir.  Bom também você arejar de tempos em tempos.

Estou há alguns meses sozinha.  Nada de relacionamentos sérios. Ninguém que valesse investir o meu tempo, açúcar ou afeto.  Estou adorando ficar sozinha. Ir ao cinema no meio da semana, no dia mais barato, comer bobagens calóricas sem ter que dividir ou ouvir recriminações. Bater perna pela cidade sem rumo definido. Poder tomar uma garrafa de vinho sem culpa alguma.Passar a se divertir sozinha um dos maiores aprendizados da última estação. Curto a minha companhia.Me divirto sozinha. Assim quero estar sempre de boas comigo mesma. Praticar meu amor próprio. Desta forma se esbarrar em outro alguém. Que ele venha inteiro . Some, não suma e nem sugue. Nada de dramas, joguinhos ou chateações.Alguém que saiba amar a si mesmo. Curta também sua própria companhia. Respeite a liberdade de uma quarta-feira de ócio sem frescuras. Se deleite com as coisas simples da vida. Seja amante de diversão barata. Alguém que se contente com um piquenique no domingo.  Fazer amor sem hora marcada.  Encontre motivos para ficar, mas saiba partir e também voltar.

 Deus me livre das companhias mesquinhas. Destas que sugam energia. Fazem a gente perder a cabeça, o tempo e a paciência. Quero estar acompanhada sabendo que já estou bem acompanhada por mim mesma.  Uma nova pessoa só será possível se  não tirar o prazer de ser solteira.  Afinal quando descobrimos o prazer de estarmos sozinhos, a companhia de outro só pode vir se for leve, divertida e despretensiosa. Fujo de meninos problemáticos, com a cabeça furada, ego inflado e papo furado. Agora é hora de cuidar mais de mim. E você anda cuidando de você/

Nenhum comentário:

Postar um comentário